Cada mergulho é um salto em direção à felicidade! Por isso, mais do que selecionar um simples elemento decorativo, escolher a piscina ideal para a sua casa é uma oportunidade para criar um espaço que reflita os seus valores e dê resposta aos seus desejos por momentos de paz e alegria.
Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, para escolher o tipo de piscina mais indicada, aconselhamo-lo a seguir o próximo passo a passo.
Como escolher a piscina ideal para a sua casa?
Selecionando um modelo? Não é suficiente. Uma piscina é uma fonte de prazer onde cada curva, cada material e cada detalhe contam. E nesse sentido, para escolher a piscina ideal para a sua casa deve considerar uma série de fatores: do espaço disponível à manutenção e limpeza.
1. Considere o espaço disponível
À frente, na lateral ou nas traseiras? Independentemente da escolha, comece por avaliar o espaço disponível, considerando as dimensões do terreno, mas também a topografia e a disposição, já que uma piscina deve ser enquadrada de forma natural e funcional com o ambiente e posicionada num local ensolarado e de fácil acesso.
Também é importante considerar a privacidade e a paisagem em redor para definir o posicionamento ideal e reservar algum espaço para colocar mesas, cadeiras e espreguiçadeiras para momentos de puro descanso, entre outras atividades ao redor da piscina.
Por exemplo, uma piscina retangular de tamanho médio é ideal para terrenos amplos e regulares, ao passo que uma piscina em L é mais indicada para terrenos estreitos. Por outro lado, uma piscina infinita é a escolha perfeita em terrenos com declives suaves e vistas panorâmicas, mas uma piscina elevada é a melhor opção para evitar escavações e uma mini-piscina a sua hipótese para dar uns mergulhos no terraço!
2. Pense nas medidas da piscina
Embora existam piscinas de várias dimensões, formatos e profundidades, há medidas padrão comuns em casas residenciais, nomeadamente piscinas retangulares de 6 metros de comprimento por 3 metros de largura até 12 metros de comprimento por 6 metros de largura e piscinas pequenas com 4 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, entre outros exemplos.
Contudo, pode personalizar as medidas da sua piscina levando em linha de conta o número de pessoas que poderão utilizá-la em simultâneo e analisando o espaço disponível para a instalação, claro.
3. Identifique a finalidade da piscina
Agora que já definiu o espaço disponível e as medidas, para escolher a piscina ideal para a sua casa tem também de identificar a finalidade. Nadar e mergulhar? Claro que sim, mas será que a piscina vai ser palco de momentos de lazer e diversão em família ou vai estar mais voltada para práticas desportivas como natação e hidroginástica? Será que deve ser projetada para crianças e ter pouca profundidade ou para fins terapêuticos e ter recursos como hidromassagem?
Escolha o tipo de piscina
Depois de identificar a finalidade, deve explorar os principais modelos para escolher a piscina ideal para a sua casa. É claro que existe uma panóplia de opções disponíveis no mercado, cada tipo de piscina adequada a um tipo de necessidade específica, mas a tarefa pode ser bem simples se continuar a ler para conhecer os principais modelos e avaliar as suas vantagens:
Piscinas de betão
As piscinas de betão são construídas com estrutura de betão armado e revestidas com azulejos ou pastilhas, e por isso são mais duráveis e ajustáveis a qualquer tipo de terreno. Também permitem personalização a nível de formato e tamanho. No entanto, em comparação com outros modelos de piscinas, são as mais caras, mas são também as mais adequadas para pessoas que valorizam uma piscina sob medida, capaz de resistir ao tempo e oferecer flexibilidade em termos de design e acabamento.
Piscinas de fibra de vidro
As piscinas de fibra de vidro pré-fabricadas e instaladas no terreno, são uma das opções mais práticas, rápidas e de baixa manutenção.
Uma vez que a estrutura já está feita, basta definir um bom local, fazer um buraco para colocar a piscina e depois tratar das ligações da água. Em termos de custos, são piscinas mais baratas, ideais para pessoas que valorizam a praticidade e desejam uma piscina pronta para usar em pouco tempo.
Piscinas de vinil
As piscinas de vinil, com estrutura de metal ou betão e revestimento em vinil, oferecem uma ampla variedade de formatos e tamanhos. São opções versáteis e económicas, perfeitas para pessoas que desejam escolher a piscina ideal para a sua casa entre uma grande variedade de formas, tamanhos e designs personalizados que se adequam ao espaço disponível e às preferências estéticas.
Piscinas de madeira
As piscinas de madeira são uma opção com estética mais natural, adequadas para espaços exteriores rústicos, terrenos pequenos ou terrenos onde não se pretende fazer escavações. São aconselhadas para pessoas que desejam um ambiente acolhedor num espaço ao ar livre e uma solução eco-friendly (dependendo da madeira utilizada).
Piscinas elevadas
As piscinas elevadas são construídas acima do solo e por isso são uma opção mais prática e económica, adequada para terrenos com pouco espaço ou para pessoas que preferem evitar escavações e poupar tempo e dinheiro em obras complexas. Têm também a vantagem de serem removíveis, o que significa que podem ser retiradas no inverno ou no caso de mudança de casa.
Considere a manutenção e limpeza da piscina
Por fim, considere a manutenção e limpeza na hora de escolher a piscina ideal para a sua casa, observando alguns pontos essenciais:
Aquecimento de piscinas
Avalie a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento de piscina, sejam bombas de calor ou aquecedores solares, para prolongar o uso da piscina.
Bombas e filtros para piscinas
Verifique a eficiência e capacidade das bombas e filtros para piscina, acessórios fundamentais para a circulação e limpeza da água.
Iluminação para piscinas
Mesmo que não pretenda usar a piscina durante a noite, instale algum tipo de iluminação subaquática para aumentar a segurança e criar um ambiente acolhedor.
Revestimentos para piscinas
Prefira revestimentos de piscina duráveis e de fácil manutenção, como azulejos, vinil ou fibra de vidro, que garantam resistência e beleza estética.
Tratamentos químicos
Não se esqueça dos tratamentos químicos necessários para manter a água limpa e saudável, como cloro, desinfetante, ajuste de pH e algicidas. Tome nota dos custos e frequência de aplicação.
Sistemas de segurança
Sistemas de alarme, entre outras soluções de segurança, são fundamentais para garantir a sua tranquilidade, principalmente se tiver crianças e/ou animais de estimação.
Coberturas para piscinas
A instalação de coberturas movíveis ou fixas também é importante para proteger a piscina, reduzir a evaporação da água e facilitar a manutenção durante os períodos de inatividade.
Ainda não escolheu a piscina ideal para a sua casa? Clique aqui, conheça a oferta da Pools & More e encomende já o seu cenário para momentos inesquecíveis e experiências partilhadas!
CONHEÇA OS NOSSOS